quinta-feira, 26 de julho de 2012

Debate TV Tarobá


Hoje será dada a largada oficial na campanha eleitoral 2012, com o primeiro debate de TV. O tradicional debate realizado pela TV Tarobá de Cascavel , marca o inicio dos debates e ajuda os eleitores a definir qual candidato a prefeito vai apoiar. Os sete candidatos estão presentes. Acompanhe ao vivo!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Divulgar ou não as propostas de campanha?


Pior que ser surdo é ouvir a posição de um determinado candidato a vereador a respeito de suas propostas, caso eleito. Segundo o postulante a edil, não é possível falar sobre seus projetos neste momento, pois estaria correndo o risco de suas ideias serem copiadas e colocadas em prática por outro futuro vereador ao até mesmo, segundo ele, pelo candidato a prefeito de sua coligação. Ou seja, vote em mim, que depois de eleito eu conto o que vou fazer por você!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bate e Rebate I
Nesta segunda (23/07), tive o prazer de participar do programa Bate e Rebate, comandado pelos amigos Jornalistas Luiz Nardeli e Fernando Maleski. Dividindo a audiência, com a minha pessoa, estava outro amigo jornalista: o Julio Cesar Fernandes.  Fiquei em desvantagem, tamanha a idade e experiência politica dos colegas. Imaginem se somar a idades dos três?

Bate e Rebate II
Entre diversos assuntos debatemos sobre a campanha “Escola Cidadã”, organizada pelo Núcleo Regional da Educação (NRE) e que garantiu para Cascavel o segundo turno nestas eleições. Na oportunidade pude defender a ação e explicar as próximas etapas do projeto. Este ponto parece gerar algumas polêmicas. Mas como não sou filho de pai assustado, vamos à luta e finalizar o cronograma elaborado pelo Chefe do NRE, professor Vander Piaia.

Bate e Rebate III
Vale a pena conferir a reprise: hoje as 22h e amanha as 12h na CATVE a Cabo. E pra provar a audiência dos colegas, já atendi seis ligações de amigos zoando da minha cara na telinha. 

Nada de campanha na rua?
Nem parece tempo de eleição. Já foi quase um mês do período eleitoral e as coligações ainda não botaram a banda na rua. Estranho, porque essa deveria ser a tática apenas do candidato que aparece isolado na liderança. E não dos demais que brigam pela segunda vaga.

Voto no busão
Independente de ter ou não banda na rua, a única movimentação que observamos neste período é do candidato Chico Menin (PPS). Este não perde um latão sequer, desde o inicio oficial da campanha.  Isso da voto? Não sei. Mas que esta garantindo visibilidade eleitoral para ele, a isso tá. Que o digam os institutos de pesquisas.

E os comitês?
Nesta semana as coligações estarão abrindo oficialmente os comitês populares. Os candidatos, professor Lemos (PT/PMDB/PCdoB/PPL/PRB) e Dona Idalina (PP), prometem inaugurar suas sedes até o fim desta semana. Assim que confirmados, divulgaremos os endereços.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Jornal de Cascavel foi arrombado


A sede dos jornais Hoje e O Paraná foi arrombada na última madrugada. O estranho na ação dos delinqüentes é o fato de terem revirado apenas as gavetas da editora chefe e da repórter política do jornal. Pelo jeito a campanha começou dando o tom do desespero de alguns candidatos. Muita coisa feia ainda vai rolar neste pleito. 

Sem atualização


Nos últimos dias não atualizei o Blog. Isso foi pra queimar minha língua. Sempre critiquei a falta de periodicidade dos nossos blogueiros. Agora entendo a situação. Se for me dedicar integralmente ao blog morro de fome e perco os meus contratos. Ou seja, isso é apenas um contra turno profissional, sem remuneração. Realmente não da para parar com as responsabilidades assumidas para ficar checando informações e escrevendo no blog a todo o instante. Neste caso me comprometo com os poucos, mas importantes, leitores do blog a tentar organizar uma forma de pelos menos uma vez ao dia atualizar as informações. Não parem de acessar. Prometo trazer boas novas.

quinta-feira, 5 de julho de 2012


ALTERAÇÃO DE HORÁRIO

A assessoria de imprensa da coligação PT/PMDB/PPL/PCdoB/PRB, informou que o horário previsto para o registro da chapa da coligação no Fórum Eleitoral não será mais às 13h15, como informado anteriormente. O registro será feito às 15 horas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Quinta as 13:15h é a vez do professor Lemos

A coligação PT/PMDB/PCdoB/PPL/PRB, faz o registro de sua chapa, nesta quinta-feira (05/07), as 13:15h, no TRE em Cascavel. Encabeçada pelo professor Lemos e Walter Parcianello, a chapa organiza um ato simbólico para marcar o inicio da campanha. 

Chico Menin faz registro no TRE

Definido os candidatos, finalmente, restam apenas os registros no TRE de Cascavel. Nesta tarde (04/07), sem hora definida, a coligação “Força Para Mudar” - PPS e PTC – fazem a homologação de suas atas. 

Dona Idalina, a novidade!

Susto, incompreensão na estratégia, controvérsias e muita polêmica, marcou ontem o anuncio da candidatura de Dona Idalina Barreiros (PP). Coragem e determinação não faltam. A senhora, que revolucionou a ação social de Cascavel , merece nosso respeito e com certeza o voto dos cascavelenses. E diferente do efeito negativo que assolou a cidade com o anuncio do apoio do PSDB ao atual prefeito, a noticia do lançamento da candidatura de Dona Idalina repercutiu positivamente em inúmeros setores. Agora é esperar pra ver o resultado das urnas.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Salazar Jr anuncia seu vice

O candidato a prefeito pelo PP, Salazar Barreiros Jr. Deve anunciar seu candidato a vice, nesta terça-feira (03/07). O nome mais cotado no partido é do empresário e advogado Michel Risso, filho da ex-vereadora Leo Risso. De acordo com o ex-prefeito Salazar Barreiros, mesmo com a desistência do PR, que debandou pro lado do atual prefeito Edgar Bueno (PDT), a chapa do PP segue firme rumo ao embate politico. Nome e sobre nome os candidatos do PP tem para sustentar esta empreitada.

Menin faz coletiva hoje às 11h


O candidato a prefeito pelo PPS, Chico Menin, faz uma coletiva com a imprensa, nesta manhã de terça (03/07), as 11h, com o objetivo de esclarecer alguns boatos sobre a sua candidatura. Além disso, Menin promete anunciar o candidato a vice-prefeito de sua chapa.  O local da coletiva será na sede do partido em Cascavel, na Avenida Tancredo Neves 2360B.  

domingo, 1 de julho de 2012

PCdoB tem candidato a prefeito em Foz do Iguaçu


Em convenção, o presidente estadual do PCdoB no Paraná, Chico Brasileiro, foi o nome escolhido da coligação composta por dez siglas da base do governo. O Comitê Central do PCdoB prestigiou o evento com a presença do secretário nacional de Comunicação, jornalista José Reinaldo Carvalho.
Chico Brasileiro (PCdoB), foi escolhido entre dez partidos para concorrer à Prefeitura, a vereadora do PDT, Nanci Rafagnin Andreola foi indicada para vice-prefeita. A coligação “Foz Unida e Forte” conta com dez partidos – PCdoB, PDT, PT, PMDB, PSD, PPS, PR, PP e PTN. O ato de lançamento da campanha foi realizado no Clube Gresfi em Foz do Iguaçu na manhã do último sábado (30/06).
O evento contou com a participação de líderes dos partidos aliados e teve algumas surpresas. Entre elas, o PMDB, que até o último minuto estava aliado ao candidato Reni Pereira (PSB), declarou apoio à coligação “Foz Unida e Forte”.
O PCdoB foi fundamental durante os oito anos de governo do prefeito Paulo MacDonald Ghisi. O partido dirigiu três grandes secretarias e participou ativamente em várias outras. Chico Brasileiro foi secretário de Admnistração e Saúde, onde lutou para implantar políticas públicas, e melhorar os serviços prestados à comunidade.
Já a militante Joane Vilela, foi a secretária de Educação responsável por grandes mudanças nesse setor. Hoje Foz do Iguaçu conta com escolas de período integral onde as crianças podem estudar música, natação, dança, artes plásticas e ter reforço escolar. Recentemente foi implantado também o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura que serve de grande incentivo para a evolução escolar através desta prática.
No campo da Cultura, o Partido desenvolveu o Salão do Livro, atualmente um dos maiores eventos de literatura do Paraná. Todos os anos a cidade passa dez dias vivendo e respirando livros. Criou também a Mostra Municipal e Latino-Americana de Teatro, o Plano Municipal de Cultura e em 2011 realizou a primeira Conferência Municipal de Cultura.
Na área de esportes, o PCdoB foi peça fundamental para a escolha de Foz do Iguaçu como cidade sede dos X-Games em 2013, primeira vez que a competição será realizada fora de grandes capitais.
“Esses oito anos de governo durante os quais eu estive junto com o Paulo MacDonald foram uma escola, eu aprendi o suficiente para dizer que hoje estou pronto para trabalhar ainda mais por Foz do Iguaçu, uma cidade que merece ser valorizada e reconhecida mundialmente pelas belezas naturais e o potencial que tem”, afirmou Chico Brasileiro.

Ratinho Júnior é lançado à Prefeitura de Curitiba


O deputado federal Ratinho Júnior (PSC-PR) oficializou, no último sábado (30/06), sua candidatura à Prefeitura de Curitiba. Com o bordão de "fazer o novo" e trazer "novas ideias para Curitiba", o deputado, filho do apresentador de televisão Ratinho, aposta na "independência" de sua candidatura. "Eu não tenho ministro coordenando minha campanha, não tenho governador escolhendo meu vice", afirmou o candidato. "O não apadrinhamento me dá autoridade para montar a melhor equipe para Curitiba."
Ratinho fazia referência a seus dois principais adversários: Gustavo Fruet (PDT), que tem o apoio do PT e dos ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, e Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e candidato do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).
A chapa de Ratinho é composta por cinco partidos (PSC, PR, PC do B, PT do B e PEN) e terá cerca de cinco minutos de tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral gratuita.
Segundo o candidato, sua proposta de governo terá como prioridades a segurança, a saúde e a mobilidade urbana. "Queremos resgatar a genialidade de Curitiba, usar a criatividade e fazer um planejamento a médio e longo prazo para a cidade', disse.
O deputado deixou para a última hora a definição de seu candidato a vice, que será, em princípio, o arquiteto Ricardo Mesquita, também do PSC.

Paranhos e Salazar Junior tentam um acordo

E as conversas não param. Tem uma reunião, que promete ser longa, acontecendo nesta noite para um possível realinhamento visando às eleições deste ano. O deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC), tenta uma ultima cartada convidando o advogado Salazar Barreiros Junior (PP) para ser seu candidato à vice. Nesta composição seria possível, inclusive, o apoio do ex-prefeito Lísias Tomé (PSDC). Quando parecia tudo definido, uma reviravolta. Pode ser que na manha desta segunda-feira tenhamos novidades no jogo. Caso contrario, o PSC deve fechar mesmo com o PPS de Chico Menin.

Convenções deram inicio a disputa eleitoral

Militantes de diversas agremiações partidárias se reuniram durante o último fim de semana para definir seus candidatos e coligações visando às eleições municipais de 2012. Muita reviravolta, traições e composições que nem mesmo os mais experientes conseguiram entender.
Como foi o caso do anuncio da aliança entre o PSDB do governador Beto Richa com o PDT do atual prefeito e candidato a reeleição, Edgar Bueno. É possível se compreender alianças entre iguais, mas entre dois campos políticos distintos - principalmente pelo que foi observado nas últimas eleições em 2010 - não. Esperava-se uma certa independência do grupo do governo em relação ao município. Esta aliança não rima com alinhamentos automáticos. 
Aliados leais cultivam seus próprios projetos, seus próprios objetivos e sua forma peculiar de buscar o poder na companhia das forças fortalecidas pelo apoio de nossa população.
Talvez esta manobra, ainda incompreendida, tenha sido influenciando por reações provincianas, atestado pelo simples fato de o PT ter lançado uma candidatura própria, como se não houvesse nomes no campo politico do governador capazes de vencer o atual prefeito.
Talvez esqueceram que eleição municipal é mesmo um fenômeno municipal, sujeito à lógica da vida local, ou seja, muitas vezes em distonia com o quadro estadual. A explicação pode ser a pobreza de nossas estruturas partidárias, a mediocridade do debate ideológico, a despolitização da política e até o pragmatismo que devora os partidos.
Enfim, cabe agora ao eleitor decidir se aceita este tipo de politica. Opção que contrapõem este modelo corrompido, onde vale tudo para vencer, será apresentado durante o período eleitoral. Basta ficar atento e observar os movimentos dos candidatos.

Teremos sete candidatos a prefeito em Cascavel

Neste ano as eleições municipais terão a novidade do segundo turno. Esta opção vai possibilitar ao eleitor uma melhor analise dos candidatos elegendo o prefeito com a maioria absoluta e não apenas por um segmento da sociedade.
O PSDC homologou ontem a candidatura própria a prefeito de Lísias Tomé. Sobre o candidato a vice-prefeito, o PSDC deixou a ata em aberta, sendo que três nomes foram indicados: Névio Tesser, Edmar Ruiz e Itacir Gonzatto. Já o PPS também oficializou Chico Menin pode ser Marli Aoki ou Vander Rios. O PDT oficializou a candidatura à reeleição do prefeito Edgar Bueno com o apoio do PSDB, que indicou como vice o ex-presidente da Ferroeste Maurício Theodoro (Magal).
O PT confirmou a candidatura do deputado estadual, professor  Lemos com Walter Parcianello de vice. Esta chapa ainda conta com o apoio do deputado federal Hermes Parcianello (PMDB), o Frangão. O PP homologou o nome do advogado Salazar Barreiros Júnior, filho do ex-prefeito Salazar Barreiros, como candidato em uma aliança com o PR. O nome do vice também segue indefinido. Jorge Lange (PSD) e Rosana Nazzari (PCB) foram as primeiras a serem confirmadas pelas respectivas legendas. O PSC do deputado estadual Leonaldo Paranhos segue indefinido, como se mostrou desde o inicio. O partido ficou com a ata em aberto podendo lançar candidato próprio, mas na convenção não se chegou a um consenso.

Em Cascavel a educação terá vez nesta eleição

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Cascavel aprovou, na noite deste sábado (30/06), a coligação com o PMDB, PPL, PCdoB e PRB para a disputa da Prefeitura de Cascavel. No último dia de realização das convenções partidárias para definição de nomes para o pleito de outubro, os petistas ainda aclamaram a dobradinha entre o deputado estadual Professor José Lemos e Walter Parcianello (PMDB), como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Professor Lemos fez um agradecimento especial a coligação formada para a disputa das eleições. “Conseguimos reunir um grupo de partidos que sempre esteve junto na história do Partido dos Trabalhadores, partidos que são aliados ao Governo Federal”.
O candidato a prefeito falou dos objetivos da aliança e da necessidade de uma renovação no Paço Municipal. “Faremos uma campanha em alto nível, baseada em propostas, em políticas públicas que farão que Cascavel deixe de estar nos noticiários negativos, com série de escândalos de corrupção. Uma cidade onde nossas crianças tenham educação em tempo integral de verdade, onde as milhares de famílias cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida consigam ter acesso ao sonho da casa própria, onde se priorize a mobilidade urbana”.
Ao falar diretamente a juventude presente, Lemos citou os números negativos que colocam Cascavel como uma das cidades com um dos maiores índices de violência do Estado. “Enganam-se àqueles que costumam dizer que a segurança pública é de responsabilidade exclusiva do Estado. Cascavel não pode mais ser vista como a cidade onde mais se executam jovens no Paraná. Por meio da educação e cultura, que são deveres que o município deve ofertar, queremos mudar esse quadro, pois nossos jovens não precisam de polícia, mais sim de políticas públicas”.