domingo, 1 de julho de 2012

Convenções deram inicio a disputa eleitoral

Militantes de diversas agremiações partidárias se reuniram durante o último fim de semana para definir seus candidatos e coligações visando às eleições municipais de 2012. Muita reviravolta, traições e composições que nem mesmo os mais experientes conseguiram entender.
Como foi o caso do anuncio da aliança entre o PSDB do governador Beto Richa com o PDT do atual prefeito e candidato a reeleição, Edgar Bueno. É possível se compreender alianças entre iguais, mas entre dois campos políticos distintos - principalmente pelo que foi observado nas últimas eleições em 2010 - não. Esperava-se uma certa independência do grupo do governo em relação ao município. Esta aliança não rima com alinhamentos automáticos. 
Aliados leais cultivam seus próprios projetos, seus próprios objetivos e sua forma peculiar de buscar o poder na companhia das forças fortalecidas pelo apoio de nossa população.
Talvez esta manobra, ainda incompreendida, tenha sido influenciando por reações provincianas, atestado pelo simples fato de o PT ter lançado uma candidatura própria, como se não houvesse nomes no campo politico do governador capazes de vencer o atual prefeito.
Talvez esqueceram que eleição municipal é mesmo um fenômeno municipal, sujeito à lógica da vida local, ou seja, muitas vezes em distonia com o quadro estadual. A explicação pode ser a pobreza de nossas estruturas partidárias, a mediocridade do debate ideológico, a despolitização da política e até o pragmatismo que devora os partidos.
Enfim, cabe agora ao eleitor decidir se aceita este tipo de politica. Opção que contrapõem este modelo corrompido, onde vale tudo para vencer, será apresentado durante o período eleitoral. Basta ficar atento e observar os movimentos dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário